FAQ´s

O serviço de carsharing

  • O que é o carsharing?

    O Carsharing é uma alternativa simples, económica e inteligente para a mobilidade urbana, já adotada em algumas das principais cidades do mundo. Uma nova solução para ter carro sem ter de fazer o investimento para o adquirir. Um sistema de aluguer de carro de curta duração onde só paga o que conduz. Sem custos adicionais, já que todas as despesas (carregamento, estacionamento em parques EMEL e seguros) estão incluídas no preço final.

  • Quais são as vantagens ambientais do carsharing?

    Tendo em conta um conjunto de estudos realizados em comunidades onde o Carsharing já foi implementado, cada carro partilhado pode diminuir entre 4 a 28 veículos em circulação nas ruas. Ou seja, para o ambiente significa redução da poluição com impacto na melhoria da qualidade do ar, redução dos gases com efeito de estufa e diminuição da dependência energética. O último estudo global que foi realizado em 2009, demonstra que o Carsharing teve como consequência a redução de emissões de CO2 em 482 170 toneladas.

  • Quais são as vantagens do carsharing para a comunidade?

    A diminuição do número de automóveis em circulação contribui para uma melhoria no tráfego da cidade, assim como numa maior eficiência na ocupação do espaço público. Estudos indicam que 80% dos carros apenas circulam 60 horas por dia, uma vez que a sua principal utilização traduz-se em viagens de trabalho ou compromissos rotineiros.

  • O carsharing pode ser mais rentável do que ter carro próprio?

    Sim! A sua poupança depende diretamente da frequência com que utiliza o carro. Se conduz menos de 10.000km por ano, provavelmente vai conseguir economizar um valor significativo ao utilizar o nosso serviço. O custo de um carro vai muito para além do preço do veículo, existindo elevados encargos com a sua manutenção, nomeadamente, impostos e taxas; combustível, seguro e oficina. Para além disso, algumas famílias sentem a necessidade de ter mais do que um veículo. Com a rede de Carsharing da 24/7 City todos os membros da família podem utilizar diversos carros ao mesmo tempo sem ter que se preocupar com custos extras!

Inscrição e dados pessoais

Gestão da minha conta e área de cliente

  • Como altero o meu PIN?

    Para alterar o seu PIN, poderá fazê-lo pelo site: aceda à sua Área de Cliente com as suas credenciais (email e password). Vá ao separador “Definições de Conta” e na parte “Segurança” clique em “Mudar PIN”. Para fazê-lo através da aplicação, vá ao separador “Conta” (em Android clicar primeiro no botão de Menu, canto superior esquerdo), clique em “Autenticação e Segurança” e por último selecione “Alterar PIN” e faça a alteração desejada.

  • Como recupero e altero a minha Password?

    Assim que carrega no botão “Área de Cliente”, tem a opção “Esqueci-me da Password”, na qual deverá carregar. De seguida insira o seu endereço de e-mail na caixa de texto que aparece. Irá imediatamente receber um email com uma nova password. Para alterar a password, aceda de novo à sua Área de Cliente, insira as suas credenciais (email e nova password), vá ao separador “Definições de Conta” e na parte “Segurança” clique em “Mudar Password”.

  • Depois de completar o registo, como acedo à minha área de cliente?

    O acesso à sua área de cliente é feito através do botão "Área de cliente" que se encontra no canto superior direito. Insira as suas credenciais de acesso (email e password definidos aquando do seu registo).

  • Como posso alterar os meus dados pessoais?

    Aceda à "Área de cliente" e vá ao separador "Definições de Conta".
    Dentro da secção de "Dados Pessoais" clique em "Editar".

  • Para que serve o PIN?

    O PIN (é um número de 4 dígitos), é um código pessoal que lhe irá permitir fazer uso dos carros. Este será usado para ativar os carros. Utilização do serviço e veículos.

Utilização do serviço e veículos

  • Como funciona a zona de cobertura e onde posso circular?

    Na zona verde, onde encontrará o maior número de carros, pode iniciar ou terminar uma viagem sem qualquer custo. A zona amarela funciona de forma semelhante. Contudo, existe um custo associado no valor de 10€. Por fim, pode circular em qualquer ponto do país mas só pode terminar viagem dentro das zonas amarela e verde.

  • Como funciona a zona amarela?

    A zona amarela funciona de forma semelhante à verde. Contudo, existe um custo associado no valor de 10€.

  • Quantos passageiros posso transportar?

    Pode transportar até ao número máximo de passageiros permitidos por lei para a marca e modelo do carro que conduz.

  • Posso transportar animais nos carros da rede carsharing?

    Sim, mas apenas em caixas transportadoras de animais. No entanto, evite o seu transporte porque muitos dos nossos membros podem ser alérgicos a pelos de animais. Determinados tipos de animais que são utilizados por membros ou passageiros com incapacidades são uma exceção e não necessitam de ser transportados em caixas. Se necessitar de transportar um animal deste tipo, contacte-nos para que possamos fazer a manutenção do veículo para o próximo cliente.

  • Posso fumar nos carros?

    Para além dos não fumadores, também a maioria dos fumadores prefere ter um carro sem cheiro a tabaco. Por isso mesmo, é estritamente proibido fumar nos carros do serviço Carsharing.

  • O que acontece se me for aplicada uma multa enquanto uso o serviço?

    As contra ordenações e respetivas coimas no decurso da utilização do Carsharing são da responsabilidade do cliente. Nos casos em que as multas não sejam pagas diretamente pelo cliente, estas serão processadas centralmente e reenviadas para o cliente para respetivo pagamento, acrescidas de uma taxa de processamento. As taxas e penalizações poderão ser consultadas no web site www.hertz247city.pt.

  • Mais alguém pode usar a minha conta ou conduzir em meu nome?

    O serviço é pessoal e intransmissível! Só os membros da rede de Carsharing podem conduzir os nossos carros. Não-membros não estão cobertos pelo nosso seguro. Se permitir que um não-membro conduza durante o seu aluguer será responsável por quaisquer custos decorrentes de sinistros e danos.

  • Há assentos específicos para crianças nos carros do serviço carsharing?

    Não. Mas no entanto, pode usar com segurança os seus e montá-los no carro que reservou. Lembre-se apenas de colocá-los no banco de trás.

  • Sendo carsharing, posso utilizar a faixa bus?

    O acesso à faixa BUS não é permitida.

Iniciar viagem

  • Quando tem início a viagem?

    Uma viagem tem início quando acede á plataforma e reserva a viatura pretendida, independentemente do tempo que fica em standby ou a conduzir, e termina quando fecha essa reserva.

  • Como faço para encontrar um carro?

    Os carros estão estacionados na área de cobertura do serviço e poderá localizá-los através de:
    Computador, acedendo ao nosso site www.hertz247city.pt, na página “Encontrar carros.” No mapa estão visíveis os carros mais próximos da sua localização ou outro local do seu interesse; o tipo de veículo e preço. Depois de analisar todas as características, poderá reservar o carro certo para si através do botão “Reservar Agora".
    Smartphone, através do endereço www.hertz247city.pt, selecionando a opção “Reserve um carro para agora”, na qual poderá precisar os critérios de escolha do carro, ou em alternativa usar diretamente a opção “Carro mais próximo.”

  • Depois de chegar ao carro reservado como devo proceder para destrancar as portas?

    Caso tenha um smartphone no endereço mobile deverá seleccionar a opção “Abrir Portas”.

  • O que devo fazer se encontrar o carro danificado ou sujo?

    Antes de iniciar a sua viagem faça uma inspeção ao exterior e interior do carro. Quaisquer danos, sujidade ou irregularidades existentes devem ser reportados no início da viagem quando solicitado na App. Danos que aconteçam no decorrer da viagem devem ser reportados a qualquer momento através do menu “contacte-nos” da App. Deverá verificar no final de cada viagem se o carro se mantém em boas condições. Se o próximo utilizador reportar algum problema, poderá ser penalizado.

  • Onde posso encontrar as chaves?

    A chave de ignição encontra-se no conector localizado na consola central.

  • Como faço para ligar o carro?

    Depois de abrir as portas, deve completar na App o processo de verificação de danos do carro. Quanto terminar e inserir o seu PIN o carro será ativado. De seguida, retire a chave do conector e pode começar a conduzir.

Standby

  • O que é o tempo em standby?

    O tempo em standby corresponde ao tempo em que o cliente tem uma reserva ativa mas não está a utilizar o carro, ou seja, está parado/estacionado. Este período é taxado à tarifa em vigor que pode verificar na página Tarifas.

  • Quando começa a contar o tempo em standby?

    O tempo em standby começa a contar no momento em que efetua a reserva. No entanto, para sua comodidade, existe uma tolerância de 15min, em que nada é cobrado, para que possa efetuar a reserva ainda dentro de portas.

  • Como posso fazer para deixar o carro reservado e em standby?

    Basta sair do carro, trancar as portas com a chave e levá-la consigo. Desta forma, o carro ficará reservado e à sua espera para quando voltar.

Em viagem

  • Como devo fazer se precisar de carregar o carro?

    No caso excecional de necessitar de abastecer o carro poderá fazê-lo em qualquer posto de abastecimento ou rede Mobi.e. Aquando da reserva verifique sempre a percentagem de bateria do veículo.

  • O que faço se for mandado parar pela polícia?

    Se for mandado parar pela polícia tem toda a documentação do veículo na bolsa, que se encontra dentro do porta-luvas.

  • Posso deixar o carro estacionado no parque de um centro comercial ou na garagem do meu apartamento?

    Em qualquer altura da sua viagem poderá estacionar e deixá-lo em reserva nestes locais. Deve nessa altura retirar a chave da ignição, sair do carro e trancar as portas diretamente com a chave e levá-la consigo.

  • Como e onde posso deixar o carro em standby?

    Pode deixar o seu carro em standby em qualquer local e em qualquer momento da sua viagem o número de vezes que pretender. Relembramos que o estacionamento apenas está incluído na via pública, inclusive nos lugares regulados pela EMEL. É permitido deixar o carro em standby em parques privados, no entanto o respetivo pagamento será da sua responsabilidade.

  • Durante quanto tempo posso ficar com o carro?

    Não existe limite de tempo. O valor máximo por dia, no caso do BMW I3 é de 54,50€ (Ou seja, o preço passa a ser tarifa diária a partir da 3ª hora), e do Renault ZOE é de 44,70€ (Ou seja, o preço passa a ser tarifa diária a partir da 3ª hora).

  • Posso ir para o estrangeiro com um carro do serviço 24/7 City rede carsharing?

    Não é permitido utilizar os carros para além das fronteiras do território nacional Português.

  • Os carros estão equipados com via verde?

    Os nossos carros não estão equipados com via verde.

  • Como faço se passar em portagens e pórticos?

    O pagamento de portagens é da inteira responsabilidade do cliente. O seu pagamento deverá ser efectuado conforme a seguir se indica: Os valores das taxas de portagens só estão disponíveis 48 horas após a passagem numa via com portagem electrónica, e deverão ser liquidadas num prazo máximo de 5 dias úteis, em qualquer posto dos correios CTT ou na rede de lojas Payshop. O não pagamento das taxas de portagem implica multas e outros custos administrativos previstos na lei.

Encerrar viagem

  • Onde posso estacionar?

    Pode estacionar nas zonas devidamente identificadas no website, consideradas como verde (sem custos) ou em alternativa na zona amarela com custo adicional de 10€.

  • Qual é o procedimento para encerrar uma viagem?

    Depois de estacionar o veículo dentro da área de cobertura, retire a chave da ignição, coloque-a no conector, saia do carro e encerre a viagem através do seu Smartphone.
    Certifique-se que:
    - Todas as janelas e portas estão fechadas.
    - O travão de mão está na posição correcta.
    - O rádio e as luzes estão desligadas.

  • Posso deixar o carro estacionado num local diferente de onde o tirei?

    Sim, desde que no final da utilização, o carro fique estacionado dentro da área de cobertura da rede de Carsharing.

  • O que devo fazer se me tiver esquecido de um objecto dentro do carro?

    Após finalizar a viagem, durante aos 5 minutos subsequentes ainda é possível abrir as portas dos carros, para retirar qualquer objeto que tenha deixado no seu interior. Poderá contactar-nos através do e-mail apoiocliente@hertz.pt. Deverá indicar os seus dados: nome, detalhes do objeto perdido e identificar a matricula da viatura conduzida (dia hora da reserva carro e local).

Segurança, sinistros e assistência

Custos, pagamentos e facturas